VAMOS FALAR DE PRECONCEITO?
- Emelyn Teotonio
- 19 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Vamos falar de Preconceito?
Vocês já ouviram falar muito sobre isso, mas já pararam pra pensar o que significa preconceito? PRE, vem de “antes” e CONCEPTUS, “resumo” que vem do latim, mas e a palavra “preconceito”? Ela significa já ter uma opinião formada, que já vem da Língua Portuguesa.
Mas o que é preconceito? E como saber se alguém está praticando tal ato de preconceito?
- Existem diversos tipos de preconceito e vou mostrar alguns mais falados nos dias de hoje, como por ser algo de muito tempo atrás, mas que ocorre ainda.
Preconceito racial: Ele está associado com a etnia, raça e os aspectos físicos, como exemplo o racismo, ele é o mais praticado com pessoa com diferentes cor de pele, mais comum entre brancos e negros. Com alguns fatos históricos como a escravidão, os brancos se sentiam melhores e superiores aos negros, mas infelizmente ocorre praticas racistas até hoje.
Preconceito social: Ele é associado a classe social e pelo status social, e o preconceito ocorre entre dois grupos: Ricos e pobres, já não preciso dizer que os com mais bens e facilidade se sentem superiores, até os próprios das mesmas classes praticam esse preconceito. Ela também é muito estudada em sociologia.
Preconceito Sexual: Pelo nome já pensamos em homofobia, certo? Mas sabemos que não significa só as pessoas heterossexuais julgando os LGBT’s, os próprios homossexuais têm preconceito com os outros, o que também vem de uma parte do preconceito social, e não existe apenas esse preconceito homofóbico, há também a heterofobia que é o tipo de preconceito com pessoas que tem relações heterossexuais, ou seja, do sexo oposto.
Preconceito da faixa etária: Ela atinge tanto os idosos quanto os jovens, ela ocorre no dia a dia, e é um dos preconceitos mais comuns que pensamos. Dizem que os mais velhos são “ultrapassados” e vivem no passado, já os mais novos são considerados ingênuos e inexperientes.
Existem vários tipos de preconceito, mas coloquei apenas alguns exemplos.
Preconceito nunca foi legal, a maior parte das pessoas do mundo inteiro sofre ou já sofreu algum tipo de preconceito, e acredite os números são muito altos, a cada minuto alguém esta sofrendo por alguns casos de preconceito. Se nos seres humanos tivéssemos mais respeito pelo próximo, a sociedade seria melhor?
Comments